HISTÓRIA DO JACAREZINHO
A escola está localizada no bairro carioca do Jacaré, o segundo maior parque industrial da cidade, mais precisamente na favela do Jacarezinho, o segundo maior contingente habitacional da cidade do Rio de Janeiro. O G.R.E.S. Unidos do Jacarezinho, de cores rosa e branco, é oriundo da fusão de três agremiações: Unidos do Morro Azul, de cores azul e rosa, fundada em 28 de março de 1946 por Dona Andressa Moreira da Silva, líder comunitária e uma das primeiras mulheres a assumir a presidência de uma escola de samba, pela escola Unidos do Jacaré, de cores verde e rosa e pelo Bloco Carnavalesco Não Tem Mosquito, de cores vermelho e branco.
São os fundadores da Unidos do Jacarezinho: Ney de Gaspar, Josué da Silva, José Victor Barcelos, Antônio Barbosa, Ernani Pinto, Hélio Fábio dos Santos, entre outros. Dona Andreza era líder no morro e foi uma das primeiras mulheres a assumir presidência de escola de samba. É também fundadora da União das Escolas de Samba. Ney de Gaspar e Newton Monteiro foi quem propuseram as cores da escola. Sua antiga cor foi azul e branca, posteriormente mudando para a atual rosa e branco.
Em seu primeiro ano como escola de samba, a Unidos do Jacarezinho conquista o título do Grupo 3 com o enredo "Exaltação a Frei Caneca" no ano de 1967. Em 1970, a escola já se apresentava no Grupo principal das escolas de samba do Rio de Janeiro com o enredo "O Fabuloso Mundo do Circo" conquistando a penúltima colocação, voltando ao grupo 2.
No ano de 1986 conquista o título do Grupo 1-B, equivalente ao grupo A atualmente, com o enredo "Candeia, luz de inspiração", do carnavalesco Flávio Tavares, e retorna ao Grupo Especial. No ano de 1987, a Unidos do Jacarezinho abre o desfile de domingo com o enredo "Lupicínio Rodrigues, dor de cotovelo", também do carnavalesco Flávio Tavares, mas a escola não se faz feliz e retorna ao Grupo 1-B. No ano seguinte a escola consegue subir novamente, e em 1989 desfila no Grupo Especial com o enredo "Mitologia, Astrologia e Horóscopo, uma Benção para o carnaval brasileiro", de Lucas Pinto e novamente não consegue permanecer no Grupo Especial.
Depois disso, a escola nunca mais voltou ao Primeiro Grupo e, nos últimos anos, vinha oscilando entre os Grupos A e B. Em 2005, a Unidos do Jacarezinho foi rebaixada para o Grupo C. Em 2008, o Jacarezinho dá a volta por cima e conquista o Grupo C com nota 10 em todos os quesitos, garantindo sua volta a Sapucaí.